A Imóvel Virtual 360 comparece ao III Café com Conteúdo da Vitacon com Mariana Ferronato

Mariana Ferronato comenta sobre as tendências de Marketing Imobiliário em 2017

Em 23 de março conheci o Café com conteúdo, promovido periodicamente pela empresa Vitacon Store, em São Paulo.  Nessas datas são ministradas palestras inovadoras de grande valor agregado em um ambiente agradável e convidativo, cercado e frequentado por profissionais comprometidos com a nova ótica global.

Evento Café com Conteúdo
Evento Café com Conteúdo

Nessa ocasião tive o privilégio também de conhecer pessoalmente uma das profissionais mais inteligentes, antenadas e  referência do setor de Marketing Imobiliário, Mariana Ferronato.

Há 5 anos como diretora de Marketing da Viva Real, o maior portal de imóveis do Brasil, e autora do blog marketingimob.com, ela tem, ao longo de 12 anos de carreira, mais de 3000 artigos e estudos sobre gestão e ações de marketing para construtoras, imobiliárias e portais.

Novas tecnologias para 2017
Novas tecnologias para 2017

O que a tecnologia tem a ver com você empresário?

Em sua palestra, Mariana trouxe as mais novas tendencias tecnológicas da comunicação e da internet, que inevitavelmente  revolucionarão o nosso estilo de vida atual, assim como já o fez ao longo dos últimos 20 anos. E sim, a nova rotina de vida está diretamente ligada  aos negócios imobiliários!

Foram abordados temas importantes como o crescimento do uso de smartphones como o meio de  busca de imóveis preferido pelos consumidores,  por ser mais rápido e prático no dia a dia, e sobre a importância das empresas e funcionários estarem adaptadas a essa mobilidade. As interações por escrito e dados digitais é a realidade predominante hoje. Além disso ele fornece um recurso muito importante para o setor imobiliário, a geolocalização.

Números sobre a internet
Números sobre a internet

Ela também ressaltou a Tecnologia de Realidade Virtual  e o crescente investimento nesse setor por grandes empresas como o Google e o Facebook. Segundo ela, é uma tecnologia que tem total relação com o produto imobiliário. Além de ser uma ferramenta que agrega experiências relevantes e impactantes para os usuários, ele trabalha diretamente com a parte visual, sendo de grande importância para o processo de vendas.

É também uma novidade que promove praticidade e agilidade tanto para os corretores como para o cliente, uma vez que as visitas virtuais permitem uma ampla exploração de vários imóveis em um curto espaço de tempo, sem o deslocamento físico.  Dessa forma,  é uma forte tendência que facilitará cada vez mais as negociações.

De acordo com os dados apresentados em sua palestra, temos atualmente 80 milhões de usuários experienciando a realidade virtual, e a tendencia é que tenhamos 180 milhões em 2018. Sem dúvidas, esse é um aprimoramento certo para esse setor. É uma tecnologia que inclusive,  poderá simplesmente substituir os stands de vendas, já que estará cada vez mais incorporada de diversas outras formas na rotina de todos.

Outro assunto relevante que também foi comentado, é o compartilhamento de todas as informações  do mercado imobiliário, como o Big Data. Aqui no Brasil ainda está em processo de transformação, mas ela afirma que esse recurso já é bem aceito pelo mercado externo.  Dados como o preço médio, vizinhança e segurança são mostrados abertamente, criando um cenário muito mais transparente para as negociações. A integração e agrupamento desses dados de forma cada vez mais ampla, juntamente com o Google Earth,  promete facilitar de forma significativa a busca pelo imóvel ideal, e devem também elevar a qualificação profissional, pois o diferencial de atendimento será outro.

Sobre a nova ordem de sustentabilidade e economia de recursos naturais, Mariana detectou que essa realidade está cada vez mais presente, em detrimento do tempo gasto em “ter” para investi-lo em “experienciar”. Desde as pequenas ações individuais, até um plano de moradia compartilhada, onde alguns cômodos ou bens podem ser de uso comum, por exemplo.

Ela acredita que recursos inovadores, como a Impressora 3D para a construção civil também faz parte desse cenário inclusivo. Casas com paredes “impressas” em tempo recorde, de forma econômica e sustentável, são apostas vitais para a reconstrução de cidades destruídas por tragédias ambientais ou sociais.

E não poderia deixar de citar a sua pesquisa sobre Automação e Internet das Coisas.  Na realidade, isso não é um futuro não tão distante (e eu também diria que já está logo ali, na esquina, rs). Seremos cada vez mais naturalmente cercados por tecnologia integrada globalmente em objetos e serviços, como a robotização. Será uma transformação envolvente e funcional, dentro da sua própria casa (SmartHome), em eletrodomésticos ou iluminação, por exemplo, na sua cidade (SmartCity), interligando os principais serviços, como de saúde ou educação, ou no seu mundo corporativo, dentro dos processos empresariais. Tudo para beneficiar e priorizar a qualidade de vida, através da eficiência de tempo e gerenciamento de dados da automação.

Uma palestra energizante, com o mais atual conteúdo!

Tudo isso foi muito bem explanado por ela, com riqueza de detalhes, imagens, gráficos, exemplificado em vídeos e com temas transformadores e impactantes. Sem dúvida, foi um evento produtivo de alto valor agregado!

Esse evento traz aos profissionais do mercado imobiliário novas perspectivas e abordagens dentro do segmento, indicando um caminho e alinhamento corporativo. E a visão dessa jovem profissional motivadora significa muito para os mais experientes e também para os novos profissionais  do ramo imobiliário.

Uma vez que esse setor, como todos os outros da nossa economia, buscam constantemente soluções para driblar a crise, essa oportunidade de conhecer Mariana Ferronato foi um prato cheio de novidades e grandes perspectivas!

Logotipo Imóvel Virtual 360
Logo Imóvel Virtual 360

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *