how to build a site

10 dicas para tirar fotos 360 graus incríveis no seu imóvel

Além de te oferecer o melhor serviço de criação de Tours Virtuais do mundo, te damos super dicas para suas fotos ficarem ótimas!

1- Fotografia é luz.

Esse é um principio básico para qualquer tipo de foto e não pode ser deixado de lado na Fotografia 360 graus de imóveis. Sua câmera 360 graus no geral não possue sistema de flash e na maioria dos casos as configurações possíveis para ajuste de luz são bem escassas.
Sempre que fotografar um ambiente se preocupe em deixá-lo o mais iluminado possivel, seja acendendo todas as luzes do local como abrindo janelas e portas, sua câmera 360 graus fará fotos melhores em locais mais claros.

2- O melhor tripé para câmeras 360 graus.

Você com certeza já percebeu que sua câmera 360 capta todos os lados na sua foto, inclusive sua mão ou o tripé que você está usando. Muitas pessoas usam tripés de câmeras profissionais, muitas vezes porque já possuem ou por não ter a indicação correta.
A lógica aqui é bem simples, tudo que está próximo da sua câmera parece maior por causa da perspectiva, se você uma um tripé em que o suporte da câmera é maior que ela própria, com certeza esse objeto ocupará uma área muito grande da sua foto.
Use tripés de iluminação para que sua foto tenha o minimo possível  de área ocupada por ele. Esse tipo de tripé tem apenas uma haste com altura regulável e pés que podem ser abertos ou fechados de acordo com a sua necessidade. Outra grande vantagem desse tipo de Tripé para câmeras 360 graus é seu preço, girando por volta de R$ 60,00 nas lojas especializados, até 10 vezes mais barato que um tripé profissional.

Tripé para Ricoh Theta
Tripé para Samsung Gear 360

3- Mantenha as lentes da sua câmera 360 graus limpas.

Sua câmera 360 graus no geral não possue lentes grandes que ocupam boa parte da superfície dela e isso se torna um grande problema se você não der atenção para limpeza de suas lentes. Marcas de dedos, gordura e marcas de garoa e chuva são comuns e muitas vezes não são perceptíveis a rápidas olhadas, porém podem estragar totalmente sua foto pois assim como a perspectiva faz a cabeça do seu tripé ficar enorme, uma mancha de 1 milímetro pode ocupar uma grande área da sua foto.
Tenha sempre a mãos um paninho para limpeza das suas lentes em cada ocasião que fotografar, a maioria das câmeras 360 graus já vem com um pano de limpeza indicado pela própria marca.

4- Arrume o local.

Diferente da fotografia normal, a foto 360 graus capta tudo não importando para onde você aponte as lentes e isso vai mostrar todos os detalhes do local que está fotografando.
Antes de iniciar sua sessão fotográfica, faça uma pré vistoria no local, ligando luzes, abrindo janelas e portas e retirando toda "bagunça" que você ou seu cliente não querem mostrar aos visitantes.
Também não se esqueça de retirar detalhes que podem identificar o dono do imóvel e seus familiares como porta retratos com fotos de família, diplomas e etc.. isso vai garantir a segurança do seu cliente ao divulgar publicamente essas fotos.

5- Controle tudo a distância.

Tente usar seu smartphone para controlar sua câmera 360 graus sempre que puder. Praticamente todas marcas oferecem algum sistema de controle a distância e isso vai te ajudar a nunca aparecer na foto do seu cliente.
Procure se esconder em cada foto que for tirar observando tudo que acontece pela tela do seu smartphone. É sempre recomendável que nenhuma pessoa apareça nas suas fotos 360 graus quando usadas para divulgação de imóveis, isso vai preservar a identidade dessas pessoas.

6- Aponte a lente dianteira na direção certa.

Mesmo sua câmera 360 graus tendo duas lentes independentes a frontal (geralmente do lado que está o logotipo da marca dela) controlará alguns detalhes que a traseira vai ignorar. Em algumas marcas lente frontal possue qualidade de imagem superior a traseira.
Obviamente numa foto de imóvel a intensão é mostra todo espaço, mas sempre existem detalhes mais importantes e se levarmos em conta que a primeira posição da foto quando pronta é a da lente principal é ideal que você mostre algo relevante para prender a atenção do seu visitante já em primeiro relance.

Exemplo foto 360 graus
Exemplo de foto 360 graus

7- Mostre a mesma iluminação para as duas lentes.

Além de se preocupar com o que vai aparecer na lente frontal da sua câmera 360 graus você tem que se atentar à iluminação do local. Sua câmera é composta por dois sensores que criarão fotos independentes e que serão unidas posteriormente pelo software dela, quando você aponta uma dessas lentes para um lugar iluminado e a outra para um local escuro o resultado final será uma foto ruim.
Observe qual é a fonte de luz mais forte do ambiente (no geral serão as janelas)e tenha o cuidado de posicionar sua câmera com uma das laterais apontadas para essa fonte, dessa forma você mostrará a mesma condição de luz para as duas lentes, fazendo com que as duas fotos que serão costuradas estejão equalizadas. Grande parte dos problemas de ruído em suas fotos é causada por uma das lentes estar direcionada para luz e a outra para as sombras.

8- Mantenha objetos longe da sua câmera e tripé.

Como já dissemos antes, sua câmera 360 graus produz duas fotos independentes que são costuradas digitalmente pelo software dela e por melhor que seja essa tecnologia ela não consegue fazer milagres se você não posicionar bem seu tripé. Quando você tira fotos com seu tripé encostado ou muito próximo a outros objetos, como paredes, cadeiras, móveis e etc.. essa parte da foto será capturada pelas duas lentes para sobreposição, porém essa é uma área de grande distorção para essas lentes quando em um lado à objetos próximos e do outro não. No momento que o software costura essas duas fotos ela não encontrará a mesma perspectiva e te entegrará uma distorção.
Posicione se tripé sempre que puder em regiões centrais no espaço e sem nada próximo a ele, isso fará com que sua foto final tenha uma boa qualidade.

Exemplo de foto 360 graus

9- Use o recurso de temporizador da sua câmera.

Depois de posicionar corretamente sua câmera, acertar a iluminação do local e esconder tudo aquilo que não deve aperecer na sua foto é hora de procurar um local para se esconder e disparar sua câmera pelo seu smartphone, mas em algumas situações o seu esconderijo pode estar muito longe da câmera tornando o disparo dela impossível, nessas situações você deve usar a função de temporizador que todas câmeras tem. Além disso  habilite o aviso sonoro dela para ajudar qualquer desavisado de que uma foto será feita naquele instante. Isso vai ajudá-lo a mostrar seu espaço sem que ninguém apareça na sua foto 360 graus.

10- Crie um Tour Virtual com as fotos 360 graus que tirou.

As fotos em 360 graus são uma ótima forma de exibir seu imóvel, mas sozinhas não permitem que seu visitante passeie dentro desse espaço e além disso você terá poucos lugares para publicar sua foto, no geral se limitando apenas à redes sociais. 
Criando um tour virtual à partir das fotos que você fez, seu visitante terá imersão em qualquer disposito com acesso a internet e você pode inclusive publicar esse tour virtual em seu site de vendas, economizando muito com visitas que você teria de fazer levando os interessados ao local.
A nossa Plataforma de criação de Tours virtuais é a mais fácil de usar no mundo, aqui você precisa apenas carregar suas fotos e nomeá-las como deseja que seus visitantes vejam e todo o trabalho duro de montagem é feito pelo nosso sistema e revisado por alguém da nossa equipe. Aqui você não precisa aprender a montar, programar e hospedar seu tour virtual, você recebe ele pronto no seu e-mail e já pode usar onde quiser sem nenhuma limitação de visitas.
Crie sua conta agora mesmo e ganhe 1 Tour virtual totalmente grátis para testar nossa plataforma.


Onde seu Tour Virtual pode ser usado?

Usando nosso sistema você recebe um pacote completo de formatos e sem se preocupar com mais nada!

Teste os formatos do nosso tour:

TOUR VIRTUAL NO CELULAR

Seu Tour virtual em 360 graus vai ser responsivo até mesmo dentro do seu site!

Veja em qualquer lugar

Incorpore nosso Tour Virtual em 360 graus no seu site e mostre seus imóveis sem se preocupar com programação, hospedagem e certificação.

Nosso visualizador funciona tanto incorporado dentro do seu site quanto sozinho.
Totalmente responsivo para computadores e celulares.

O único do Facebook

Nossa plataforma de criação e hospedagem de Tours virtuais 360 graus para imóveis é a única no Brasil que tem certificação para funcionar dentro da rede social.

Quando você contrata nosso serviço recebe um pacote completo de formatos para usar até mesmo sem ter um site. Não deixe passar essa oportunidade!

Tour Virtual com Realidade Virtual

E você não precisa instalar aplicativos!


Seu Tour Virtual de imóvel dentro do Facebook.
Só a gente tem Passeios Virtuais que rodam dentro do Facebook!

Como  testar o nosso Tour Virtual no seu site?

Coloque nosso Passeio Virtual em 360 graus diretamente na sua página.

Como colocar um tour virtual no meu site?

Se você tem acesso ao editor de código do seu site, basta selecionar a local em que deseja colocar o tour e colar o código abaixo:

<iframe width="100%" height="450" src="https://imovelvirtual360.com.br/exemplos/hotspot-com-edicao-de-imagens/" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>


Se o sistema do site da sua Imobiliária já estiver adaptado para esse tipo de mídia basta copiar e colar o link abaixo na caixa de preenchimento específica:

https://imovelvirtual360.com.br/exemplos/hotspot-com-edicao-de-imagens/

Se não encontrar esse campo no Painél de controle do seu site peça auxílio para seu webdesigner ou atendente da sua sua plataforma de sites. Quase todos sistemas já aceitam Tour Virtuais para imóveis.

Choose from the large selection of latest pre-made blocks - full-screen intro, bootstrap carousel, content slider, responsive image gallery with lightbox, parallax scrolling, video backgrounds, hamburger menu, sticky header and more.

Sites made with Mobirise are 100% mobile-friendly according the latest Google Test and Google loves those websites (officially)!

Mobirise themes are based on Bootstrap 3 and Bootstrap 4 - most powerful mobile first framework. Now, even if you're not code-savvy, you can be a part of an exciting growing bootstrap community.

Choose from the large selection of latest pre-made blocks - full-screen intro, bootstrap carousel, content slider, responsive image gallery with lightbox, parallax scrolling, video backgrounds, hamburger menu, sticky header and more.


Deixe seu comentário!

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS ESSA NOVIDADE!

ESPECIALISTAS
EM TOUR VIRTUAL 360 GRAUS

SE INSCREVA PARA NOSSA NEWSLETTER

Receba nossas dicas, novidades e tutoriais no seu email